A Justiça do Irã condenou na segunda-feira (10) a atriz Marzie Vafamehra (foto) a um ano de prisão e a 90 chibatadas por ter participado do filme Teherane Man Haray ("Minha Teerã à Venda").
Marzie disse que o filme se baseou um pouco em sua vida |
"Minha Teerã à Venda" foi produzido e dirigido por Granaz Musavi, uma iraniana que mora na Austrália..
O filme está proibido no Irã, mas é vendido no mercado negro por até US$ 6 (R$ 10). Na internet, ele pode ser baixado de graça e está disponível no Youtube.
De acordo com as agências, Marzie recorreu da decisão com o argumento de que o filme foi feito com autorização do Ministério de Cultura e Orientação Islâmica.
O filme aborda, também, a repressão cultural no Irã, seus tabus e o escape do uso das drogas. Há cenas em que Marzie aparece sem o véu islâmico e outras em que está de cabeça raspada, o que teria sido um agravante do "crime" da atriz.
Marzie aguarda um novo pronunciamento da Justiça em um ex-galinheiro que foi transformado em prisão. Ela teria sido presa em junho, embora somente agora a informação tenha sido divulgada por um site iraniano de oposição ao governo.
Hipocrisia Off
Autor: Thiago Urameshi
"Religião não define caráter"
Obrigado pela visita e volte sempre.
2 comentários:
Se vc ver alguns videos postos por Muçulmanos no Youtube, TODOS eles dizem que o Islamismo prega a paz e o amor
se condenar a 90 chibatadas e 1 ano de prisao uma mulher por ter feito um filme é "paz" e "amor", nao consigo imaginar qual o significado de terror e caos pra eles
imagina intao se o Brasil tivesse sua religiao oficial no Islam, hmmm, tenho certeza que mais da metade do Brasil estaria condenado ao inferno de Allah, apesar que a nao ser que vc peça muito perdao a Jeová(gem) e doe tudo que tiver pra igreja vc estara condenado ao inferno de Jeová, afinal todos nascemos pecadores e condenados certos? msmo sendo por algo que a gente nem fez...
Ai ai, pq por mais que revolte só posso dizer "ai ai" mesmo.
Postar um comentário
Leia antes de comentar
Os comentários serão moderados e liberados após a constatação de que estão de acordo com a regras do Blog (vide a aba 'regras' no topo da página).
Um debate racional é sempre bem vindo, por tanto se deseja criticar algo, faça com que sua critica tenha fundamentos, qualquer trollagem detectada não será aceita.
Todas as perguntas ou debates feitos aqui na caixa de comentários serão respondidos por mim, por tanto não deixe de voltar pra conferir a resposta ou réplica de seu comentário. Tento responder todos em no máximo 24hrs.
Para dúvidas, críticas, elogios ou sugestões visite nossa página de contato (última aba no topo do blog) e mande-nos um recado que eu retornarei assim que possível.