Desmascarando seu inconsciente.


sábado, 3 de dezembro de 2011

Galileu Galilei


GALILEU GALILEI

Galileu Galilei
O astrônomo Galileu Galilei, que depois de anos de estudo, foi julgado pelo tribunal da Inquisição, e já velho e doente foi obrigado a abdicar de suas idéias, simplesmente para que não morresse queimado ou enforcado.



Galileu começou a observar o infinito, e conseguiu provas de que a Terra não era o centro do universo, ela girava em torno do sol, mas como divulgar os resultados desses estudos em uma época em que o calor da fogueira santa aquecia as idéias dos hereges? Para conseguir certa proteção, ele começou a batizar os corpos celestes que descobria com nomes de pessoas poderosas da Itália, e após apresentar a luneta ao exército, foi convidado a lecionar em Florença. Lá conheceu um cardeal, que mais tarde se tornaria Papa, com o nome de Urbano VIII, profundo admirador de Galileu.

Julgamento de Galileu
Antes da nomeação de Urbano VIII, o Vaticano reuniu um grupo de astrônomos para refutar a idéia de que a Terra girava em torno do sol, e para isso eles se valeram da interpretação católica da bíblia, onde eles encontraram uma passagem que dizia que dois povos estavam em guerra, porém a batalha não poderia acontecer a noite, foi então que um dos líderes orou a Deus pedindo que ele parasse o sol, e feito isso ele conseguiu vencer a guerra. Estava assim provado que a Terra era sim o centro do universo, e qualquer idéia contrária seria passível de punição.

Mesmo com a simpatia do novo Papa, Galileu foi condenado, julgado, e obrigado a abdicar de tudo que acreditava, sendo condenado à prisão domiciliar até o último dia de vida. Essa condenação foi muito difícil para ele, pois em nenhum momento ele tentou afirmar que Deus não existia, muito pelo contrário, ele era um cristão fervoroso, e a agora a sua própria igreja o subjugava.
  
Hipocrisia Off 
 Thiago Urameshi
"Religião não define caráter"
Obrigado pela visita e volte sempre.

2 comentários:

cara, pelo que eu li a respeito, não foi tão simples assim que aconteceu.

a teoria de copérnico, heliocentrica, foi obviamente rejeitada pelo papa da epoca e considerada herética.

mas com a mudança do papa, subindo o papa Urbano VIII, que era simpatizante dessas idéias, recebeu Galileu 6 vezes com muitas honrarias!

o que aconteceu foi que Galileu queria revogar a decisao do outro Papa e passar a ensinar a teoria dele como verdade nas escolas, coisa que Urbano VIII nao permitiu de cara. na verdade, ele encorajou galileu a divulgar e ensinar como uma hipotese matematica, dizendo que isso ia gerar mudanças positivas e um grande desenvolvimento cientifico! mas que o mundo e a igreja ainda nao estava suficientemente madura para aceitar a teoria heliocentrica de braços abertos.

como a coisa nao ficou tao facil, galielu escreveu um livro chamado "os dois principais sistemas do mundo" onde ele voltou a defender a teoria heliocentrica. onde ele usou uma teoria equivocada das marés, q eu n vou entrar em detalhes.

entao o papa pediu a ele para reescrever o livro expondo os dois pontos de vista (heliocentrica e geocentrica), onde ele poderia sim dar suas opinioes pessoais, e entao o papa iria conceder o Imprimatur (uma especie de selo da igreja q reconhece como documento oficial aceito pela igreja).

coisa que ele nao fez.
mas veja, galileu NAO conseguiu provar a hipotese de copernico (heliocentrica).

enfim, resumindo, a igreja primeiramente proibiu a teoria, declarou obsoleta e galileu ficou confinado, e conseguiu confinamento em casa. seus experimentos foram continuados na holanda (protestante). apos algum tempo ele foi chamado a roma porque astronomos jesuitas confirmaram algumas de suas descobertas!

a igreja deu o aval para galileu ensinar como uma teoria, e nao como uma verdade comprovada (mesmo porque nao era, na epoca). e falou pra ele terminar o tal livro com os 2 pontos de vista.

coisa q ele nao fez, publicou o livro SEM a visao geocentrica e continuou a ensinar o heliocentrismo como verdade.

diante disso a igreja nao teve escolha mas por julgar ele por SUSPEITA de heresia. e, na verdade, ele nao morreu queimado na fogueira. quem morreu por isso foi Giordano Bruno, defendendo o heliocentrismo.

galileu morreu com a familia e foi enterrado junto de michelangelo.

depois de mto tempo, claro, foi comprovada a teoria heliocentrista, os livros de galileu retirado da lista de livros proibidos (o index) e soh no seculo XX ele foi absolvido!

mas eh MTO importante ressaltar que ele nao foi condenado pela teoria heliocentrista, mas por descumprir as leis que a igreja definiu na epoca.

quem sabe se ele nao tivesse desafiado tanto e tentado enfiar goela abaixo as desocobertas dele, nao teria tido MTO mais liberdade e apoio para suas pesquisas...

(eu sei q vc n disse q ele morreu queimado, mas eh que esse parece ser o conhecimento comum)

Postar um comentário

Leia antes de comentar

Os comentários serão moderados e liberados após a constatação de que estão de acordo com a regras do Blog (vide a aba 'regras' no topo da página).

Um debate racional é sempre bem vindo, por tanto se deseja criticar algo, faça com que sua critica tenha fundamentos, qualquer trollagem detectada não será aceita.

Todas as perguntas ou debates feitos aqui na caixa de comentários serão respondidos por mim, por tanto não deixe de voltar pra conferir a resposta ou réplica de seu comentário. Tento responder todos em no máximo 24hrs.

Para dúvidas, críticas, elogios ou sugestões visite nossa página de contato (última aba no topo do blog) e mande-nos um recado que eu retornarei assim que possível.