Desmascarando seu inconsciente.


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Provas de que Chico Xavier foi uma farsa.


Desde que me conheço por gente sempre ouvi falar no Chico Xavier, o cara sempre foi nacionalmente famoso pelas suas psicografias, mas esses dias fuçando nos vídeos do YouTube, eu encontrei esses dois vídeos que por sinal me interessaram, neles são apresentados 10 (dez) provas de que o Médium Chico Xavier é uma farsa.

Bom, na minha opinião PROVAS são PROVAS e não tem como discordar, a não ser que você PROVE que essas provas estão erradas, ou que seu senso de fanatismo religioso te faça alienado o suficiente pra ignorar tais fatos.


Bom, fiquem com o vídeo e tirem suas próprias conclusões.


Chico Xavier: uma Farsa (10 Provas e Evidências contra o Médium) - Parte 1


Chico Xavier: uma Farsa (10 Provas e Evidências contra o Médium) - Parte 2


Thiago Urameshi
Hipocrisia Off

33 comentários:

mas... e quanto as irrefutáveis provas de veracidade, que são inúmeras? tais como os exames periciais sobre a letra do psicografado, quando comparado com as deixadas por ele em vida! muito fracas as argumentações desse vídeo. como você mesmo disse,
"provas são provas", e pra mim, a que eu citei, basta!

Olá, de fato eu acreditava nele também, assim como nessas supostas provas que você disse, mas depois desse vídeo passei a duvidar dessas provas, uma vez que são todas provas passiveis de forja, já uma das provas mostrada nesse vídeo é a psicografia que ele fez de um endereço que não existe, por mais que exista provas a favor dele, essa prova contra deixa um grande ponto de interrogação em tudo, você não concorda?

E tem a mulher que foi descoberta que estava fingindo, os livros, a conversa que ele tinha com as famílias antes de fazer psicografia e etc... são provas que deixam um ENORME ponto de interrogação, e nós como seres inteligentes e racionais não podemos ignorar tais fatos.

Não vou dizer que sou um profundo conhecedor do Chico Xavier, mas basta UMA prova contra, pra abalar MIL supostas provas a favor.

Eu já excluí milhares de comentários que fizeram nesse post, mas todos trolls fanáticos pelo Chico Xavier que não sabiam argumentar, só xingar por eu estar "duvidando" da veracidade dele, você foi a primeira que soube conversar, parabéns rs.

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/as-provas-da-sobrevivencia.html
Meu amigo eu tenha leia mais sobre mediunidade.
E depois faz uma critica.
ou tenta conhece uma pessoa que é medium.
nem precisa ser espirita so medium aquela pessoa que vc não conhece. va atrás dela ?
- DIVALDO FRANCO
-Raul Teixeira
http://www.youtube.com/watch?v=f_eSVUmyNdA.
Meu amigo fique em paz.
abraço

Piadas Chocante - "Meu amigo eu tenha leia mais sobre mediunidade." cara eu não etendi muito bem o que você disse... mas de qualquer forma, esses vídeos que eu postei mostra PROVAS, e como eu disse na descrição "PROVAS são PROVAS e não tem como discordar, a não ser que você PROVE que essas provas estão erradas"

Esse vídeo é sobre o Chico Xavier, e não sobre espiritualidade ou mediunidade. Eu ainda não estudei a fundo esse assunto de espiritualidade ou mediunidade, por isso que não não abordo muito esse tema aqui no blog.

Fique na paz também amigão, obrigado pela visita e pelo comentário. Abraço.

Aposto que esse ae é um daqueles que tenta provar que deus existe lendo a biblia né. Infelismente o caso do espiritismo é basicamente como o cristianismo e o gibis da Dc/Marvel comics. Pra acreditar tem que ter fé. Pois eu provo para qualquer um que o homem-aranha e os x-man existem da mesma forma que proivam que cristo foi filho de deus PQ TA ESCRITO NA BIBLIA e os x-man e homem aranha tb não est~çao escristo ??? A prova é a mesma .... somente a fé explica.

Haha... fatasso...

Vlw Frederico pela visita e pelo comentário.

Este menino do vídeo fala sem conhecimento de causa. É notório o seu desconhecimento sobre o Espiritismo e Chico Xavier. É mais um buscando fama, bancando o cientista. Além de muito mal informado, ele é malandro, pois foi muito parcial e capcioso. Ao falar da matéria da revista Realidade, pelo repórter Hamilton Ribeiro, ele citou apenas um pequeno trecho, que se refere a um receita solicitada pelo supracitado repórter a uma hipotética pessoa. Chico Xavier passou uma orientação espiritual e não uma receita. Isto não prova fraude alguma (logicamente). Seria uma prova de fraude, se Chico Xavier prescrevesse uma receita para um hipotético enfermo (raciocinando logicamente). Contudo, este maledicente rapaz preferiu acusar subjetivamente, conforme a sua idiossincrasia, sem fazer uso do bom senso, raciocinando logicamente. Um verdadeiro cético não age desta forma. Isto é típico de fanáticos. Este jovem é um ateu fanático em busca de projeção. Ele quer impor a sua opinião a qualquer preço.
::: Continua...

::: Continuação:

A matéria da revista Realidade é extensa e o capcioso jovem omitiu trechos muito interessantes e que podem comprovar a mediunidade de Chico Xavier. Por exemplo:
“Posto o título, o transe terminou, e a sessão também. Chico abre os olhos, faz, massagens no globo ocular, descansa alguns segundos e, com sua voz mansa de bispo antigo, começa a ler o que psicografou.
De repente estanca e se volta para dona Dalva:
- Tem alguém com gravador!
- Não tem, Chico. Já olhamos.
- Tem, sim! ”Eles” estão dizendo!
Dona Dalva obedece. Faz uma revisão geral nas pessoas presentes e desconfia de um deputado fluminense muito equipado com máquinas fotográficas. O homem se assusta:
- Mas dona, o meu é gravador de bolso, minúsculo, que não faz o menor barulho – como foi que a senhora descobriu?
Desligado o gravador, Chico recomeça a leitura. Ao fim, anuncia o autor: Emmanuel. Um comentário geral:
- Que beleza! Graças a Deus.”.
::: Continua...

::: Continuação:

Matéria completa da revista Realidade de 1971, pelo repórter Hamilton Ribeiro: http://www.imagick.org.br/pagmag/turma2/xavier5.html

Entrevista com David Nasser (então repórter da revista Cruzeiro): http://www.youtube.com/watch?v=sUdHI1UsZ-g

Eu recomendo a este pseudo-cético e quem possa interessar a leitura das obras dos seguintes cientistas e pesquisadores: Dr. Raymond Moody (EUA, “Investigando vidas passadas”); Dr. Andrija Puharich (EUA, “O Cogumelo Sagrado”); Dr. Morris Netherton (EUA, “Vidas Passadas em Terapia”); Dra. Edith Fiore (EUA, “Já Vivemos Antes”); Dr. Brian Weiss (EUA, “Muitas Vidas, Muitos Mestres”); O físico Patrick Drouot (França, “Vidas Anteriores e Futuras”); Dra. Helen Wambach (EUA, “Recordando Vidas Passadas”); Dra. Mª Júlia Prieto Peres (Brasil, “A TVP no Brasil”); Dr. Júlio Prieto Peres (Brasil, “Trauma e Superação: O que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade Ensinam”); O Eng. Hernani Guimarães Andrade (Brasil, “Reencarnação no Brasil”); Dra. Gláucia Lima (Portugal); Dr. José Correia (Portugal); Dr. Mário Simões (Portugal); Dra. Antonia Mills (Canadá); Dr. Erlendur Haraldsson (Islândia); Dr. Jünger Keil (Austrália); Dra. Dora Incontri (Brasil, “A Arte de Morrer – Visões Plurais”); Dr. Steven Jay Lynn (EUA); Dr. Décio Iandoli Jr. (Brasil, “A Reencarnação Como Lei Biológica”); Del. João Alberto Fiorini (Brasil, “Reencarnação – Investigação Cientifica”); Dr. Sérgio Felipe de Oliveira (Brasil); Dr. John Algeo (EUA, “Investigando a reencarnação”); Dr. Hemendra Nath Banerjee (Índia, “Vida Pretérita e Futura”); Dr. fis. Amit Goswami (Índia, “A Física da Alma”); Cel. Eng. Albert de Rochas (França, “As Vidas Sucessivas”); O Jorn. Roy Stemman (Reino Unido, “Reencarnação”); Dr. Ian Stevenson* (EUA, “Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação”).

Todos têm o direito de crer ou não em qualquer coisa, de expor suas idéias, mas é preciso primar pela honestidade e coerência no raciocínio para não cair no ridículo como este jovem. Ele disse que apresentaria 10 provas e evidências que desmascarariam Chico Xavier, mas só o que ele fez foi especular e sofismar, mostrando total desconhecimento sobre o assunto. Só choveu no molhado como tantos outros e não desmascarou Chico Xavier.

Essa molecada está se achando!!!

Muito bom seu comentário Nestor, é isso aí!
Como eu disse na descrição lá em cima "PROVAS são PROVAS e não tem como discordar, a não ser que você PROVE que essas provas estão erradas" e o que você fez foi exatamente tentar provar que essas provas estavam erradas.

Entendo seu ponto de vista, muito bom seus argumentos, mas eu no meu ponto de vista, que costuma questionar TUDO continuo com dúvidas em relação ao Chico Xavier, por mais que você tenha dito essas coisas, ainda fica a pergunta "por que aquela mulher da revista enganou todo mundo? Por que o Chico Xavier fez isso?"

Por mais que qualquer um diga que são 10 provas "fracas" ainda assim são 10 provas, você tentou desbancar 1 prova... mas ainda ficou 9... na minha humilde opinião, podem existir MIL provas a favor mas basta UMA prova contra pra por em questionamento o assunto.

Eu posso voltar a acreditar nele quando aparecer alguém aqui e me provar que TODOS esses argumentos do rapaz do vídeo estão errados e me mostrar mais 10 provas da veracidade do Chico Xavier.

Acho que acreditar em algo sem questionar MUITO antes, é ignorância.

Obrigado pela visita e pelo belo argumento amigo.
Abraço e até mais.

A ignorância humana se reflete em séculos de crendices em relatos de profetas alucinados, de mente estreita que não compreendiam a vida e tentavam fantasiar a existência de um deus todo poderoso e carrasco de pecadores, tentavam entender a si próprios como não compreendiam empurraram a carga da responsabilidade para esse deus imaginário, enfim, todas as religiões são criação da mente humana, nada além disso. Desde a antiguidade que a raça humana se destrói fundamentada em um deus cruel, ainda bem que isso não me perturba mais, acordei a tempo.
Antonio - Minas Gerais

Em "O Espiritismo é uma Farsa", os argumentos desse rapaz são tão fracos que ele se baseia no Deuteronômio 18:10-12 para condenar o Espiritismo. É comum vermos evangélicos e católicos fundamentalistas utilizarem o Deuteronômio 18:10-12 para negar a Doutrina Espírita, mas um ateu é algo totalmente incomum. Que tipo de ateu cético se respaldaria na Bíblia para contestar uma doutrina? Será que este rapaz está verdadeiramente convicto de suas convicções? Será que ele é realmente ateu? Pra mim, um "ateu" que cita a Bíblia, para contestar outra religião ou doutrina, não é ateu. No meu ponto de vista, quem busca apoio na Bíblia, é porque crê na Bíblia, pelo menos em parte, e ateu que crê na Bíblia, seja parcialmente ou não, não é ateu, e este jovem, ao citar o Deuteronômio 18:10-12, respaldou-se na Bíblia, ou seja, mostrou que crê na Bíblia, que crê no Deus bíblico. Que tipo de ateu é esse que crê na Bíblia e no tirânico e mitológico Deus do Velho Testamento?

(Para conferir, vide http://www.youtube.com/watch?v=X7y0qBX3HCw&feature=related)

Análise dos vídeos "Chico Xavier: uma Farsa (10 Provas e Evidências contra o Médium)": http://www.authorstream.com/Presentation/aSGuest100158-1043551-analise-das-supostas-10-provas

Olá Nestor.
Então, eu dei uma conferida nesse vídeo que você postou e ele realmente cita Deuteronômio 18:10-12 sim, mas ele apenas mostra o ponto de vista bíblico em relação ao espiritismo, em nenhum momento ele disse que acredita na bíblia, muito pelo contrario, ele afirma que não segue nada da bíblia antes de mostrar. Se possível eu gostaria que você me apontasse a parte em que ele afirma que acredita na bíblia.

E de qualquer forma, ele em pessoa não importa, o que é pra ser discutido são as opiniões dele, até por que por mais que você ou qualquer outro aqui xingue ele, os argumentos e as provas que ele apresenta continuam sendo válidas.

Este vídeo já teve diversos comentários aqui de pessoas dizendo que essas provas são fracas, e que não são válidas. Só que apenas dizer não é o suficiente, você tem que PROVAR o PORQUE as provas dele não são válidas. Caso contrário, ele continuará com a razão e qualquer um que use um pouco de lógica pra pensar, irá continuar dando razão a ele.

Até mais, aguardo retorno.
Abraço.

“ele apenas mostra o ponto de vista bíblico em relação ao espiritismo”. Isto é, ele demonstra uma certa credibilidade na Bíblia ao mostrar o ponto de vista bíblico. Que tipo de ateu faria isto? Por exemplo: Qual ateu sério utilizaria um trecho do Livro dos Espíritos para mostrar o ponto de vista espírita em relação à Bíblia? Você se respaldaria em algum livro espírita para rechaçar outra crença? Se assim você o fizesse, você acha que a sua imagem como ateu convicto continuaria inabalável diante da opinião pública?

Thiago, já percebi que você busca a verdade, mas, neste caso, você está tentado mascarar o óbvio. Temos que ser coerentes e imparciais. A partir do momento que ele mostra o ponto de vista bíblico, ele passa a se respaldar na Bíblia. Isto é inegável e diminui mais ainda a credibilidade de suas alegações pelo fato de ele se dizer ateu. Um ateu não poderia, de forma alguma, utilizar a Bíblia para contestar qualquer doutrina. Ao mostrar o ponto de vista bíblico, ele demonstra alguma credibilidade na Bíblia. Mesmo que ele não creia integralmente na Bíblia, mas ao citar o Deuteronômio 18:10-12, ele indica uma certa crença, caso contrário ele não o mencionaria. A princípio, ele afirma que não acredita na Bíblia, já pré-justificando sofismáticamente a sua contraditória postura, que viria logo em seguida; imediatamente depois, ele abre a Bíblia e lê o Deuteronômio 18:10-12, para condenar o Espiritismo, e ainda chega a dizer que é o que Deus diz sobre o Espiritismo, ou seja, ele reflete uma certa crença no Deus bíblico do Antigo Testamento. É paradoxal um ateu fazer referência ao Deus bíblico, baseando-se na própria Bíblia, para sustentar seus argumentos! É um comportamento diametralmente oposto ao perfil de um ateu.
Continua...

Continuação:
Quem utiliza o bom senso, ao ler a Bíblia constata muitas contradições, fábulas e trechos execráveis, principalmente no Velho Testamento (por exemplo: I Samuel 9:9, II Crônicas 16:7, Mateus 17:1-9 e Números 11:24-30 são passagens bíblicas, dentre outras, que contradizem o Deuteronômio 18:10-12). Todo ateu sabe disso. Todo ateu nega a Bíblia por completo, logo, um ateu que tenta mostrar o ponto de vista bíblico é, no mínimo, um contra-senso total, e o jovem do vídeo fez isso utilizando parte do Velho Testamento, o Deuteronômio 18:10-12. Tem base concreta ou científica o Deuteronômio 18:10-12? O Deuteronômio 18:10-12 é totalmente subjetivo, ou seja, não tem consistência para condenar o Espiritismo, não prova coisa alguma contra este, até porque tanto a Doutrina Espírita quanto Chico Xavier não faziam predições, adivinhações, quiromancia, cartomancia e nenhum tipo de ritual. Tais práticas são totalmente alheias ao Espiritismo. Vê-se que o rapaz, tal qual um evangélico ou católico fanático, mostra total desconhecimento da Doutrina Espírita. O Deuteronômio 18:10-12 não prova que o Espiritismo é uma farsa, a não ser para quem acredita no supracitado trecho bíblico, como é o caso deste jovem, que mostrou o ponto de vista bíblico (contudo, isto é um direito dele) para detratar o Espiritismo. Sendo um cético de verdade, ele deveria pesquisar mais, pois a Bíblia é o resultado de muitas traduções e deturpações, ou seja, ele não foi imparcial, como cabe a um verdadeiro cético. É por isso que eu afirmo que as declarações deste rapaz são pueris e suas alegadas provas não passam de meras suposições. Quem utiliza o bom senso, e prima pela imparcialidade, percebe isso.
Continua...

Continuação:
É preciso ver os vídeos com senso crítico, sem proselitismos e nem conclusões preestabelecidas, deve-se afastar qualquer idiossincrasia e manter postura neutra, eliminando qualquer dissonância cognitiva, para constatar que o rapaz apenas especula e não desmascara Chico Xavier. Ele teria que provar que a mediunidade de Chico Xavier era fraudulenta, mas isto não ocorreu. Das 10 provas que desmascaram Chico Xavier, 3 só desmascaram Otília Diogo, 2 tratam do mesmo assunto: O livro Cartas de Uma Morta, ou seja, ele desmembrou 1 em duas. Portanto, sobram 6, que não passam de pura especulação e sofisma. Quem analisa os vídeos com imparcialidade vai constatar isso.

“até por que por mais que você ou qualquer outro aqui xingue ele”. Eu o xinguei? Quando?
...
“os argumentos e as provas que ele apresenta continuam sendo válidas”. (???) Mas ele não provou coisa alguma! Ele só especulou! Especulações não são provas. Temos que ser coerentes! O rapaz não provou coisa alguma, eu já expliquei isso e está tão óbvio nos vídeos. Quem vê esses vídeos com bom senso, sem posturas idiossincráticas, vai constatar que o rapaz só especula.
...
“Só que apenas dizer não é o suficiente, você tem que PROVAR o PORQUE as provas dele não são válidas”. Thiago, eu já provei com argumentos lógicos, mas você não quer admitir. Só isso. Entretanto, é o teu direito. Se você quer acreditar que as especulações e sofismas do rapaz são provas válidas, fazer o quê? Tem muita gente que acredita que o mundo tem aproximadamente 10000 anos. Você mesmo disse que o rapaz mostra o ponto de vista bíblico em relação ao Espiritismo e, ainda assim, você afirma que ele não acredita na Bíblia. Isto é um paradoxo. Todavia, você tem esse direito.
...
“você tem que PROVAR o PORQUE as provas dele não são válidas”. Acesse e veja: http://www.authorstream.com/Presentation/aSGuest100158-1043551-analise-das-supostas-10-provas
...
“qualquer um que use um pouco de lógica pra pensar, irá continuar dando razão a ele”. Faço minha as suas palavras, mas com adaptações: Qualquer um que use um pouco de lógica pra pensar, comprovará que ele não provou coisa alguma.
...
Eu sei que fui prolixo, mas espero ter me feito entender.

Um abraço fraternal!

Olá Nestor.
Bom, primeiramente eu noto que você foca muito nele em pessoa, mas ele em pessoa não é o assunto a ser discutido, se ele é Ateu, se não é, isso não importa, o que temos que discutir, é o que ele diz (coisa que você também fez, mas perdeu muito tempo falando dele), sem contar que o vídeo em questão foi esse do post no blog, e o assunto já está indo pra outro vídeo que eu nem mesmo tinha conhecimento.
Mas só pra constar, na minha opinião pessoal, acho que o fato dele usar um ponto de vista bíblico pra explicar algo, não quer dizer em nada que ele tenha um mínimo de fé, tudo que ele fez foi mostrar o que a bíblia diz sobre o Espiritismo, definitivamente isso não quer dizer que ele acredite na bíblia. É o mesmo que eu pegar um gibi do Super Homem e mostrar pra você o ponto de vista do Clark Kent em relação a isso rsrs, isso não quer dizer que eu acredite no super homem. Outra coisa, eu não conheço esse rapaz do vídeo, os únicos vídeos dele que eu assisti foi o que eu postei no blog e esse que você postou no seu outro comentário, e em nenhum dos dois vídeos eu vi ele afirmar que é Ateu. Tudo leva a crer que ele seja, mas em nenhum momento ele disse ser, e não apresentou nada que mostre que seja).

Sobre as “provas”, realmente, vendo por um outro lado, posso perceber que algumas não provam mas mesmo assim deixa um grande ponto de interrogação na história toda. Mas tem outras em especiais, como por exemplo a psicografia que ele faz de uma pessoa inexistente, na minha opinião pessoal só essa já é uma bela prova.
Você há de concordar comigo que, enquanto essas 10 “provas” que ele apresentou não forem completamente explicadas, a autenticidade do Chico Xavier vai ficar em questão. Assim como você disse, tem que assistir ao vídeo sem conclusões pré estabelecidas, nas quais possam prejudicar sua conclusão final <- isso vale pra você também.

Ps: O outro link que você mandou agora, infelizmente nesse momento não posso ver, pois estou em serviço, mas assim que puder eu vejo.

Obrigado amigo pela visita.
Abração.

“primeiramente eu noto que você foca muito nele em pessoa”.
Thiago, eu não foco na pessoa do rapaz. Eu foco nos seus argumentos em face de sua proposta. Ele disse que tinha 10 provas que desmascaravam Chico Xavier, mas só o que ele fez foi especular e sofismar sobre 10 fatos que não provaram que Chico Xavier era uma farsa. Ele não cumpriu com o que se propôs a cumprir. Ele enrolou e enganou a todos. Vulgarmente falando, ele foi um-sete-um.

“tudo que ele fez foi mostrar o que a bíblia diz sobre o Espiritismo”. Veja bem: Se a intenção dele é provar que o Espiritismo é uma farsa, então, ele deveria lançar mão de provas contundentes e não de trechos de um livro repleto de mitologias, contradições e absurdos, sem nenhum embasamento científico, e, o pior, um livro que ele mesmo rechaçou. Isto é que pesa contra ele, independente dele ser ateu. O Deuteronômio 18:10-12 não tem base sólida para invalidar o Espiritismo. É como você mesmo disse, que poderia utilizar um gibi para dizer a opinião do super-homem sobre o Espiritismo. Sim, você poderia fazer isto, no entanto, que fundamento isto teria? Com que embasamento isso desqualificaria o Espiritismo? É isso que torna fraco os argumentos deste jovem. Outra coisa: No contexto em questão, citar qualquer trecho bíblico denota alguma credibilidade sim, pois ele se propôs a provar que o Espiritismo é uma farsa, ou seja, tudo que ele venha a utilizar contra o Espiritismo tem o seu aval e se tem o seu aval é porque ele crê; ele garante; ele dá fé (tal qual nos contratos, declarações, testemunhos, etc.). Como ele citou o Deuteronômio 18:10-12 e ainda afirmou ser a opinião de Deus é porque ele deu seu crédito, e isto qualifica crença.

“É o mesmo que eu pegar um gibi do Super Homem e mostrar pra você o ponto de vista do Clark Kent em relação a isso rsrs, isso não quer dizer que eu acredite no super homem”. Depende do contexto da discussão. Se você se propôs a provar algo sobre o Espiritismo, tudo que você venha a expor levará o seu aval, portanto, se você cita o ponto de vista do Clark Kent é porque você deposita certo crédito no super-homem, pois você se utilizou disso para apoiar suas declarações. É totalmente inverossímil alguém se respaldar em algo que não acredita!
Imagine esse jovem como advogado de acusação em um tribunal. Com esses argumentos e essas pseudoprovas, ele seria destroçado pelo advogado de defesa.

“em nenhum dos dois vídeos eu vi ele afirmar que é Ateu”. Sim, mas ele afirma ser em outros. Basta procurar no YouTube.

“deixa um grande ponto de interrogação”. Sim, mas nesse mundo tudo é questionável. Contudo, uma coisa é questionar, outra é provar: In dubio pro reo. Grandes pontos de interrogação não são provas e, neste caso, só fica com grande ponto de interrogação quem não pesquisa a fundo, com imparcialidade.

“como por exemplo a psicografia que ele faz de uma pessoa inexistente”. Onde foi essa psicografia? Eu não sabia disso. Você poderia me dizer?
....
“Você há de concordar comigo que, enquanto essas 10 “provas” que ele apresentou não forem completamente explicadas”. Não precisam ser bem explicadas por ninguém, a não ser pelo próprio apresentador do vídeo, que não provou verdadeiramente coisa alguma e isto é está tão claro como o dia. Só não vê quem não quer.
...
“O outro link que você mandou agora, infelizmente nesse momento não posso ver, pois estou em serviço, mas assim que puder eu vejo”. Eu recomendo que veja (http://www.authorstream.com/Presentation/aSGuest100158-1043551-analise-das-supostas-10-provas)



Eu não sou contra o ateísmo ou o agnosticismo. Eu mesmo não sigo religião alguma e sou avesso a religiões. O Espiritismo não é uma religião, porque não tem as características de uma. Os brasileiros é que vivem sincretisando tudo e transformando em religião. O Espiritismo não inventou nenhum preceito, a não ser certos termos. O Espiritismo é apenas um apanhado de conceitos milenares: Um doutrina.
Eu sou contra a desonestidade para impor pontos de vista e crenças.

Um abraço!

Olá mais uma vez Nestor.
O que eu quis dizer com “você focou muito nele em pessoa” é que gastou muito tempo pra mostrar que ele como Ateu estaria se contradizendo citando Deuteronômio, acho desnecessário debater esse ponto aqui, por que não é o assunto do post em questão, o assunto do post são as 10 “provas” de que Chico Xavier é uma farsa (repare que comecei a usar aspas quando me refiro as “provas” do vídeo, isso por que você apontou um lado convincente em que torna essas provas bem duvidosas, e eu não sou hipócrita a ponto de me fazer de cego referente a isso).

Ainda acho que citar um ponto de vista bíblico, não faz dele um “semi-religioso”, mas vamos deixar isso de lado de uma vez por todas, além do mais, o vídeo no qual ele cita um trecho bíblico e tenta desqualificar o espiritismo não é o vídeo em questão nesse post. (Como eu disse em um dos meus comentários acima, eu não abordo o tema “Espiritismo” aqui no meu blog exatamente pelo fato de eu não ter estudado muito sobre essa crença, esse post é sobre o Chico Xavier, e não espiritismo, embora um tenha ligação com o outro).

Discordo sobre o que você disse “nesse mundo tudo é questionável” – tudo que a ciência já conseguiu provar deixou de ser questionável, o que não foi o caso desse vídeo, mas pelo que vi você disse no modo geral “tudo nesse mundo é questionável”.
Sobre a psicografia de uma pessoa inexistente, está no vídeo, no momento não me recordo a parte exata, mas é uma das 10 “provas” que ele apresenta (aqui no serviço não posso ver o vídeo pra te mostrar o ponto exato, trabalho de seg. a sexta, durante a semana o máximo que posso fazer é responder ALGUNS comentários, até os posts que publico durante a semana são todos que eu deixo programado nos finais de semana rs).
“Você há de concordar comigo que, enquanto essas 10 “provas” que ele apresentou não forem completamente explicadas”. Não precisam ser bem explicadas por ninguém, a não ser pelo próprio apresentador do vídeo, que não provou verdadeiramente coisa alguma e isto é está tão claro como o dia.” Novamente, repare nas aspas em torno da palavra “provas” que eu coloquei, ou seja, enquanto essas ‘especulações’ dele não forem completamente explicadas, a autenticidade do Chico Xavier vai ficar em questão.

Sobre Espiritismo ser ou não ser uma religião, já prefiro não comentar pois não sei muito a respeito (apesar de ter uma opinião pré formada sobre espíritos e etc).

Abraço amigão!
(Apesar de não concordar com tudo, você tem belos argumentos e sabe conversar, ao contrário de muitos teístas por aqui).

Thiago, eu não sou de elogiar a toa. Realmente, eu gostei desse seu blog e da forma como você o administra. Isso é raro. Já estive em vários blogs e tive meus comentários bloqueados, com justificativas mentirosas (principalmente em alguns blogs evangélicos até em alguns ateus), todavia, isso aqui não ocorreu. Congratulo você pela ética e honestidade com as publicações dos comentários!

Desde o princípio, ao entrar neste blog, percebi que você é um amante da Verdade, e, por isso, decidi enviar meus comentários. Gosto de quem pensa, questiona e pesquisa. Isso é salutar. Esses debates são ótimos para o nosso enriquecimento intelectual, moral e espiritual. Percebi que você analisa bem as questões e os pontos de vistas diferentes do seu, sem medo de reconhecer que o outro ponto de vista pode estar certo. Isso também é coisa difícil de se ver em um ser humano. Isso é uma grande virtude! Isso é humildade! Parabéns por você ser assim!!!

Thiago, eu tenho 44 anos e tenho visto algumas coisas interessantes em minha parca experiência de vida. Já tive outras opiniões, já tive outros pontos de vista. Já freqüentei templos católicos, evangélicos, umbandistas, espíritas, seich-no-ie e igreja messiânica. Já li muitas obras religiosas, filosóficas e científicas. Já presenciei fenômenos espíritas, dentro e fora de sessões espíritas e espiritualistas. Já tive comprovações empíricas da veracidade de muitos desses fenômenos, e também a comprovação da charlatanice de alguns. Estudei a Doutrina Espírita e correlatas. Deixei o Espiritismo, não por causa da Doutrina, mas por causa das pessoas. O homem adora manipular tudo para controlar os demais. Essa ânsia pode extrapolar e acabam deturpando tudo. Foi o que aconteceu com o Cristianismo, que absorveu o Mitraísmo para solidificar-se, tornando-se aprazível às elites romanas. Por fim, aprisionam consciências. Por isso, não tenho religião. Religião aprisiona.

O que tenho percebido é que de todas essas crenças, doutrinas, filosofias, religiões, seitas, etc., o Espiritismo tem se mostrado a mais coerente. O Espiritismo, em si, não é uma religião e, por isso, não aprisiona. O problema são as pessoas que insistem em transformá-lo tão somente em uma religião. O Espiritismo também não é ciência, pois não tem o compromisso de provar cientificamente qualquer preceito ou fenômeno metafísico. O Espiritismo é uma doutrina formada por preceitos milenares, que podem ser utilizados por religiões, filosofias, etc. Preceitos estes que merecem maior atenção por parte da Ciência.

Sou simpatizante do Espiritismo. Considero-me espiritualista (diferente de espírita). Antigamente, eu acreditava que a Bíblia era a Palavra de Deus, mas ainda não a tinha estudado. Depois que a estudei, descobri muitas discrepâncias, fábulas e absurdos. Descobri que Bíblia, assim como as escrituras que a originaram, foi feita para servir de ferramenta no controle de massa. O Alcorão segue a mesma linha.

Tudo isso e muito mais me ajudou a formar um novo ponto de vista, ampliando minha visão para compreender melhor o universo que nos rodeia, impelindo-me a pesquisar. Essa busca por conhecimento me fez gerar um livro sobre religiões, no qual reúno minhas pesquisas e exponho minhas conclusões e questionamentos.

“Sobre a psicografia de uma pessoa inexistente, está no vídeo”. Thiago, sinceramente, eu vi estes vídeos várias vezes e não lembro de nem uma psicografia de alguém inexistente.

Você disse: “enquanto essas ‘especulações’ dele não forem completamente explicadas, a autenticidade do Chico Xavier vai ficar em questão”. Quando você tiver tempo, acesse: http://www.authorstream.com/Presentation/aSGuest100158-1043551-analise-das-supostas-10-provas.

Thiago, mais uma vez te parabenizo pelo excelente blog e por buscares a Verdade integralmente. Continue assim. Mantenha sempre essa postura e nunca pare de pesquisar, de ir fundo nas questões. Você ainda vai descobrir muitas coisas. Vivemos em um Universo de infinitas possibilidades!

O Conhecimento liberta!

Valeu!
Obrigado pelo ótimo debate!

Um grande abraço!

Opa, eu fico muito grato pelos elogios!
O motivo inicial de eu ter criado esse blog foi justamente pra ter um incentivo a mais pra estudar esse assunto que eu tanto me interesso, ou seja, eu adoro quando aparece alguém com opiniões diferentes das minhas e usam bons argumentos em prol delas, isso me faz estudar mais ainda pra poder responder esses argumentos dessa pessoa, consequentemente meu conhecimento vai se ampliando, e se caso a outra pessoa estiver certa em seus argumentos, eu novamente aprendo. Assim como você disse, eu busco a verdade, conhecimento nunca é demais.
E são visitantes assim como você que me ajudam a aprender acada vez mais.

Sobre a psicografia que ele faz de uma pessoa inexistente, está entre essas 10 "provas" que ele apresenta, tenho certeza que vi kkkk, a não ser que eu esteja ficando louco, mas acho que ainda não cheguei a esse ponto. Se quiser dar uma passadinha aqui de novo depois do final de semana, vou dar uma olhada de novo nos 2 vídeos e ver se eu to realmente ficando louco ou se tem mesmo. Se tiver, eu deixo o ponto exato em que ele fala sobre isso.

Sobre o outro link que você mandou, pode deixar que vou dar uma olhada também.

Cara, eu que agradeço pelo ótimo debate.
Grande abraço.

Postar um comentário

Leia antes de comentar

Os comentários serão moderados e liberados após a constatação de que estão de acordo com a regras do Blog (vide a aba 'regras' no topo da página).

Um debate racional é sempre bem vindo, por tanto se deseja criticar algo, faça com que sua critica tenha fundamentos, qualquer trollagem detectada não será aceita.

Todas as perguntas ou debates feitos aqui na caixa de comentários serão respondidos por mim, por tanto não deixe de voltar pra conferir a resposta ou réplica de seu comentário. Tento responder todos em no máximo 24hrs.

Para dúvidas, críticas, elogios ou sugestões visite nossa página de contato (última aba no topo do blog) e mande-nos um recado que eu retornarei assim que possível.