Desmascarando seu inconsciente.


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Teoria de Gaia - Seria o planeta Terra um organismo VIVO?


Muita gente desconhece, mas existe um estudo científico conhecido como "Teoria de Gaia" ou "Hipótese de Gaia" no qual sugere que o planeta Terra seja um organismo VIVO.


Originalmente proposta pelo investigador britânico James E. Lovelock como hipótese de resposta da Terra, ela foi renomeada conforme sugestão de seu colega, William Golding, como Hipótese de Gaia, em referência a Deusa grega suprema da Terra – Gaia. A hipótese é frequentemente descrita como a Terra como um único organismo vivo. Lovelock e outros pesquisadores que apoiam a ideia atualmente consideram-a como uma teoria científica, não apenas uma hipótese, uma vez que ela passou pelos testes de previsão.


Autor da Teoria - James E. Lovelock.

O cientista britânico, juntamente com a bióloga estadunidense Lynn Margulis analisaram pesquisas que comparavam a atmosfera da Terra com a de outros planetas, vindo a propor que é a vida da Terra que cria as condições para a sua própria sobrevivência, e não o contrário, como as teorias tradicionais sugerem.



Vista com descrédito pela comunidade científica internacional, a Teoria de Gaia encontra simpatizantes entre grupos ecológicos, místicos e alguns pesquisadores. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese tem ganhado credibilidade entre cientistas.

Mais informações sobre a Teoria de Gaia -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_gaia




Thiago Urameshi
Hipocrisia Off.

5 comentários:

Bastante interessante... Há também uma teoria sobre a "Constante de estrutura fina" que é uma relação de várias constantes existentes.. alguns dizem q se houvesse alguma mudança, então não existiria vida na Terra, ou nem mesmo Universo.

Legal cara!
Eu não conhecia essa Teoria da "Constante de estrutura fina", depois vou dar uma pesquisada!

Vlw pela dica!
É isso aí, vivendo e aprendendo!

se a terra é um organismo, nós seriamos o câncer....

Penso assim. A Terra é um bicho, nós os carrapatos, é isso?

Postar um comentário

Leia antes de comentar

Os comentários serão moderados e liberados após a constatação de que estão de acordo com a regras do Blog (vide a aba 'regras' no topo da página).

Um debate racional é sempre bem vindo, por tanto se deseja criticar algo, faça com que sua critica tenha fundamentos, qualquer trollagem detectada não será aceita.

Todas as perguntas ou debates feitos aqui na caixa de comentários serão respondidos por mim, por tanto não deixe de voltar pra conferir a resposta ou réplica de seu comentário. Tento responder todos em no máximo 24hrs.

Para dúvidas, críticas, elogios ou sugestões visite nossa página de contato (última aba no topo do blog) e mande-nos um recado que eu retornarei assim que possível.