Desmascarando seu inconsciente.


domingo, 8 de janeiro de 2012

Criacionistas x Ateus Parte 1



Ola pessoas.
Então aqui estou de novo. Eu dei uma sumida porque estava de luto pela morte do Hitchens hehe, brincadeira, mas foi péssimo perder o cara.
Bom, vamos ao assunto: Debates com criacionistas e como não ter dores de cabeça.

Não confunda! Aqui falo a respeito de criacionistas que acreditam no deus bíblico, seus dois homo sapiens e se vale a penas debater.
O que me levou a fazer esse post foram alguns debates q participei e outros que assisti. Vou postando em partes porque é um material que preparei durante o fim do ano e ficou grande.
Hoje falaremos sobre as personalidades.
Existem, em minha opinião, 4 tipos principais de personalidades criacionistas. Algumas se misturam. São elas:
Fanáticos
Bom é um pouco contraditório já que quase todos são fanáticos. Mas essa categoria pode vir sempre acompanhada das outras personalidades. O primeiro atributo destes é a Falácia da inversão do ônus da prova. Acredito que os nossos leitores saibam o que seja isso, mas pra quem esta por fora, a inversão do ônus da prova nada mais é do que um teísta -independente da crença- falar para você –ateu- provar que deus não existe. Mas se ele afirma que deus existe cabe a ele por isso a prova, não você. A verdade é que não podemos provar a inexistência de um ser superior, mas sim de um deus em especial. Do mesmo jeito não importa o que você disser, nem as evidencias que você propor, ele simplesmente as ignoram. E vão fazer o impossível para mostrar que seu deus o Alfa, Omega, Onisciente, Onipresente, Onitudo. E sempre de uma forma falaciosa, sem evidencias de nada, apenas se apoiando na fé de uma forma fanática. E essa por sua vez, não pode ser contestada.
Pseudocientistas
Geralmente acompanha um fanatismo assustador. São do tipo “Eu falo asneiras e você procura as fontes”. Esses dizem coisas como: “Sodoma e Gomorra foram encontradas, então deus existe” . Falam que a evolução é só uma teoria balela, sem evidencias (LOL), que o homem é composto por minerais que compõem o barro por isso Adão existiu, entre outras coisas. Por isso se você é um ateu agnóstico seria melhor nem querer dialogar com um desses, pois eles vão usar muito disso para tentar encurralar você. Já, se você é um ateu crítico, é melhor saber o que defende. Por isso leia muito. Outra coisa importante é como eu disse no inicio: Eles falam muita coisa, mas não dão as fontes de nem uma delas. Em um caso q aconteceu comigo, o rapaz me passo um site e disse: “Ai está às fontes”, e o site era outro pseudocientista e as coisas de l se quer tinham as fontes.

Recrutadores
Eu dei esse nome porque esses costumam recrutar coisas para o criacionismo. Recrutam na grande maioria lacunas -esses as adoram. Usando deus para completá-las. Isso é uma forma péssima de “sustentar” um deus. Por dois motivos: 1- As lacunas com o tempo vão sendo respondidas de formas corretas e por teorias científicas, diminuindo a necessidade e o poder de deus. 2- Lacunas nunca provam em nada a existência de um deus, não é porque ainda não conhecemos algo que devemos atribuir esse algo a veracidade de deus. Isso é uma ação ignorante e medieval. Um deus q só sobrevive nas sombras da ignorância não deve ser chamado de deus, em minha opinião.
Esses caras também recrutam teorias que nada tem a ver com criacionismo para provar sua crença como verdadeira, e pra isso eles usam os cientistas q as conceberam, eles eram criacionistas, logo quem domina a ciência é deus e bla bla bla. Geralmente tem o costume de dizer que nós ateus achamos que a ciência é coisa para ateus, e não é bem assim. O fato de alguns cientistas serem criacionistas não ajudou em nada com suas teorias.
Outro ponto bem interessante, e que você vai se deparar sempre, é que essa personalidade tem o incrível dom de se matar, se esganar, se morder ou até mesmo fazer isso tudo com você, só para provar que Einstein era criacionista e aceitava a Jeová por isso deus existe. Também não importa o que você fale, essa opinião dele nunca vai mudar.

Surdo e Cego
Parecem com fanáticos, mas esses nunca escutam nem lêem o que você propõe, pois, mesmo depois de seu longo discurso ele simplesmente olha pra você e diz: “Você precisa de fé para entender a bíblia/deus, mas Jesus te ama”. Geralmente eles respondem seus argumentos com versículos e ditos da bíblia, a fim de fazer com que a beleza da frase te comova.
Um exemplo de surdez e cegueira intelectual desses seres humanos é um ocorrido comigo; Eu dizia para o moço o porquê não acreditava na bíblia como sagrada e também o porquê não aceitava a fé ter a honra de responder tudo sem evidencias. E como seria de se esperar, ele me citou varias e frases bíblicas que diziam que a fé era isso, e a fé era aquilo. Eu fiquei sem entender qual parte de não aceitar a bíblia que ele não entendeu. É como usar uma canção natalina para provar que o papai Noel existe.

Conclusão: Eu realmente acho uma perda de tempo debater com pessoas assim. Mas se não o fizermos eles dirão q seu deus esta intacto ao conhecimento humano e, que no fim de tudo ele vence. O melhor a se fazer é ir até um ponto, se mesmo assim eles continuarem com falácias e mais falácias, então simplesmente diga que você acha uma perda de tempo continuar a conversa, já que esse ignora a razão. Ou você pode ir firme, e de uma forma bem militante. Mas esses já são assuntos dos próximos posts. Se você consegue conversar com um cara assim e não perder os cabelos, continue lendo as continuações desse tema e seja feliz hehe.
Essa foi a primeira parte, nos próximo post citarei alguns clichês desses debates.
E pra aqueles que já estão cansados de discutir com seres da idade do bronze, lembrem-se da frase de Thomas Paine "Discutir com um homem que renunciou a razão é como medicar um cadáver."

Abraços a todos e até a próxima.
E de novo, desculpem a falta de postagem.



DeeMartins
Hipocrisia Off
"Religião não define caráter"
Obrigado pela visita e volte sempre.

7 comentários:

Olá, acho que o erro dos ateus em geral é estudar apenas o cristianismo, vcs deveriam empenhar seus esforços em estudos em outras religiões. Vcs simplesmente fazem um estudo sobre o cristianismo e julgam religião como algo fútil. O cristianismo está deturpado faz tempo.
Gosto muito do blog;
até

parabens pelo post Macgyver, por sorte a maioria das pessoas que conheço me tolera como descrente em deus, mas claro que ja passei por situaçoes iguais como vc do crente explicando que a fé é importante, que eu sou filho do diabo ( Apesar que acho que seria legal msmo ser filho do diabo, porque acho diabinhas [ Com chifres, cauda, asas de morcego, pele vermelha, etc ] de certo modo atraentes XD ( eu sei, eu sei, sou estrnho kkkkkk )
pelo menos, ainda bem que existe religiosos, iguais meu pai, que toleram ateus e aceitam que as pessoas sao diferentes ( por incrivel que pareça ) e nao ficam fazendo os outros engulirem suas crenças, meu pai frequenta a igreja e quando chega em casa conversa com minha mae em respeito da fé, de jesus e o tudo que envolve a biblia e nao me obriga a ter que escutar, a ir na igreja ou qualquer coisa. Apesar da maioria dos religiosos serem ignorantes, ainda bem que existe excessoes.
Mas realmente na minha opiniao, religiao é algo que atraza o mundo do progresso e do rumo a um mundo melhor, se pelo menos os religiosos fossem mais tolerantes e menos proconceituosos em relaçao as outras pessoas...

Obrigado por comentar Luiz, é uma opinião bem interessante. Mas a resposta é simples, eu não me deparo com judeus, hindus, Islamitas ou satânicos todo dia dizendo que vou para o inferno ou entupindo a internet de publicações bíblicas com apelo emocional. Ou querendo me converter na força. A maioria e pode por ae quase 100%, são cristãos. Porque no Brasil, o cristianismo é predominante, temos outras religiões que também aparecem em grande escala, mas a grande parte é cristã. E não podia deixar de ser, já que a igreja católica foi trazida para cá pelos portugueses. Mas é claro que abordamos outras religiões. Se você der uma olhada nos outros posts vai achar. E há outras que ainda não foram citadas aqui, mas que pode ser abordada em outros assuntos.

Olha, é algo que me dá até asco... Debater com um religioso qualquer é muito chato e cansativo. prova disso está em uns comentários no vídeo de Stephen Hawking http://www.youtube.com/watch?v=-gzSxGz4qrI&feature=email&email=comment_reply_received. Um certo sujeito (o mesmo q puplicou o vídeo, vai entender) q estudou mecatrônica, tenta de todas as formas argumentar q deus existe e q a ciência só está provando isso cada vez mais... se der, dêem uma olhadinha nos comentários.
O q a ciência tem feito na realidade é o contrário. Mas isso é quase inútil dizer.
A propósito, eu estudei a grande maioria das religiões do mundo, e o q a grande parte tem em comum é um deus único ser potente e oniciente do universo. As q tem mais deuses, são as religiões independentes, ou seja, q não forão baseadas em outras crenças.`Por exemplo, o cristianismo, islamismo e o Judaismo (só para citar algumas) forão baseadas na cultura egípcia e Greco-Romana. A única coisa q fizeram foi converter todos os deuses em apenas um. E, em contra partida, todos os deuses pagãos, como Baal, em demônios.
Então, debater com o cristianismo é o mesmo q debater com os judeus, pq eles tem crenças parecidas.

Eu já fui fanatico em alguns momentos , e um pouco cego tambem(durante muito tempo que fui cristão). Ainda tenho amigos cristãos que tambem me aceitam e que são pessoas importantes na minha vida, mesmo sendo inevitavel alguns debates com eles,e é até bom pois me fazem crescer ainda mais.
Já fui lider de jovens na igreja , pregava , fazia de tudo, não me arrependo disso.Mas que é bem melhor sair da caverna, ou seja dessa ignorancia religiosa e ir em direçao da luz do conhecimento, e por isso hoje me sinto livre.
P.S O ruim de não acreditar mais em Deus , é que não tenho mais em quem por a culpa quando as coisas dão errado. kkk.

padrejoao207@gmail.com ,,,eu como religioso que sou eu apostaria em um empate tecnico,,, se houvesse um jogo de ateus e religioso ,,, penso que daria empate zero a zero ou mil a mil porque digo isto,,, simplismente porque o que eu posso provar, que deus existe,,, e a mesmo valor de provar que deus não existe ,,,,qual seria a possibilidade de um dos jogadores marcar um gol,,, praticamente zero,,seria o mesmo que dois cegos apostando quem emxerga mais ......

Então padre, sinto lhe informar, mas não haveria um empate técnico. Primeiro porque você não pode provar a existência de deus. Se acha mesmo que pode, sinta-se a vontade para nos dizer aqui e ainda ganhar o premio Templeton e Nobel. Quando se referimos à existência de qualquer ser sobrenatural, pode se dizer que ainda não temos a prova de sua existência. Se falarmos de um deus em especial como o abraâmico, então temos como mostrar que sua existência é muito improvável, começando pelas muitas contradições das suas estórias. Logo não teríamos um empate. A probabilidade de um ser sobrenatural não existir, mesmo que pouca, é maior do que a de para sua existência. A ideia de um Deus por si só, já é improvável. Se você ainda não a analisou bem, espero que o faça.

Postar um comentário

Leia antes de comentar

Os comentários serão moderados e liberados após a constatação de que estão de acordo com a regras do Blog (vide a aba 'regras' no topo da página).

Um debate racional é sempre bem vindo, por tanto se deseja criticar algo, faça com que sua critica tenha fundamentos, qualquer trollagem detectada não será aceita.

Todas as perguntas ou debates feitos aqui na caixa de comentários serão respondidos por mim, por tanto não deixe de voltar pra conferir a resposta ou réplica de seu comentário. Tento responder todos em no máximo 24hrs.

Para dúvidas, críticas, elogios ou sugestões visite nossa página de contato (última aba no topo do blog) e mande-nos um recado que eu retornarei assim que possível.