Desmascarando seu inconsciente.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Criacionistas x Ateus Parte 2




Continuando o assunto sobre Criacionismo x Ateísmo, falaremos hoje sobre alguns clichês (ou argumentos ?) criacionistas mais usados em debates.
Primeiro queria deixar bem claro que isso não é uma coisa do tipo tutorial, pra você sair por ae se achando o Dawkins. Se você esta pensando assim, então esta no lugar errado. Isso aqui só serve pra facilitar a sua vida, assim como a Super Bonder. Essa serie de posts vão mais para aqueles ateus evolucionistas. O titulo só não é criacionismo x evolucionismo porque existem teísta evolucionistas (sim existem, mas é mais fácil ir em velórios de anões do que achar um desses) e a questão aqui é o que se encontra em debates com criacionistas que apelam sempre para o poder de deus.

Vamos começar dos mais inúteis até aqueles que servem para um debate.
Desfrutem algumas pérolas.

1. Ateus só acreditam na ciência. Essa deve ser a primeira pois é a mais usada e serve de base para outras questões. O grande erro dessa afirmação é que, existem ateus que não acreditam deuses e também não aceitam a ciência. Porque essa é “composta por erros”, mas esses erros são o seu caminho até a verdade. E não vamos esquecer que, eu posso aceitar a teoria da evolução e excluir a teoria do Big Bang, ou vice versa. Eu apenas acho que se há evidencias para certas teorias, então vale a pena estudá-las, pois, a ciência não procura a certeza absoluta e cega nas coisas, mas através de evidencias a mais provável verdade.

2. Se o homem é a evolução do macaco, porque macacos não continuam evoluindo?
Nem precisa dizer mais nada. Só alguém muito sem juízo pra perguntar uma coisa assim. Simplesmente ignore.
3. “Sou feliz porque tenho Deus, ateus são infelizes”. Esse devia ser a primeira porem não deu, mas por um motivo muito simples: Não é assunto para esse tipo de debate. Na verdade não serve para nem um tipo. Isso sempre vai aparecer quando o criacionista sem possuir argumentos para o que você propõe, acha mais fácil ignorar e dizer: “Há, só sei q amo a deus e sou feliz com isso”. Não respondeu sua pergunta, e por certo nunca vai responder, só usou isso ara fugir do debate. Por tanto não queria perder seu precioso tempo e conhecimento com uma pessoa que diz isso. Primeiro que você -acredito eu- não sente falta de nada que tenha deus no meio, assim como você não esta deprimido e decepcionado por saber que o Goku do DBZ nunca existiu fora da TV. Segundo porque isso é ignorante e ponto final. Isso mesmo Ponto Final. Termine a conversa com qualquer coisa do tipo: “Que pena que você pense assim” ou “Fico feliz por você”. Não perca seu tempo. Se ele insistir então quem sabe.
4. Ateus acreditam que o nada surgiu do nada. Isso é em relação ao Big Bang, porque ao contrario de pessoas racionais, muitos criacionistas dizem isso para mostrar que achar que vem de deus é mais correto ao que do nada. Pra começar ateus não “acreditam no nada” isso seria acreditar em deus kk. Junto com isso os criacionistas costumam dizer: “É preciso mais fé para acreditar que tudo surgiu de uma explosão do que em deus”. A verdade é que nem todos os ateus aceitam a teoria do BB, afinal é só uma teoria, que pode ser refutada ou aprimorada. Ainda por cima, não é preciso fé para aceitar o BB ao contrario do criacionismo, pois é uma teoria que possui evidencias. E mesmo que a teoria do BB estiver errada, isso nunca vai provar em nada a veracidade do criacionismo. É como dizer que eu poder respirar prova a existência de deus. É um erro completo, eu podia respirar porque um alienígena me proporciona isso ou porque um duende invisível me ajuda.
5. Seres humanos não continuam evoluindo. Uma aprimoração da numero 2. Dizem isso no sentido de que, se seres vivos evoluem, então porque não continuam. Isso é uma forma errada de pensar porque tudo esta em constante evolução, de peixes a vírus. E nos seres humano não somos diferentes. O que acontece é que a evolução não ocorre sempre para melhor e nem de formas extraordinárias como nascer com super visão.
6. Não tente entender deus. É uma desculpa quando você coloca na mesa questões como: “Porque deus fez nossa coluna vertebral imprópria para andar sobre duas pernas” ou “porque deus fez a grande parte do nosso DNA fosse lixo”, entre outras. Em geral seguem citando partes bíblicas onde dizem que deus é superior tudo, ou que seres humanos falhos e errantes como nós não podem entender a mente de deus. É lamentável ler ou ouvir uma coisa dessas. Nesse caso já que ele joga o assunto para deus e manda você se virar, é só entrar na dele. Vamos falar sobre o deus dele, sobre suas qualidades de vingador, machista, mesquinho, cruel e sábio. Vamos falar sobre suas contradições. Vamos falar quem realmente é o deus dele, e depois volte ao assunto sobre anterior, se ele ainda estiver falando com você é claro kk.
7. Você acredita que o homem veio do macaco. De novo: nem todos os ateus aceitam teorias científicas. No meu caso eu sou um evolucionista, não de uma forma dogmática, se algum dia essa teoria for refutada (o que me parece difícil), então eu mudarei de opinião. Não acredito que o homem tenha vindo do macaco, o homem é o macaco. Esse argumento é usado por aqueles que não entendem nada de evolucionismo.
8. Pintura do quadro. Essa é a mais tola. Leia e se comova:

“Assim como vemos um quadro e sabemos que alguem o pintou, vemos as coisas criadas e sabemos que Deus as criou, negar isso não é nem um pouco racional. Por que apesar de não haver provas, evidencias não faltam!”

Isso foi um argumento usado contra mim em um debate que não podia faltar aqui. Quando vemos uma pintura em um quadro podemos saber que alguém a pintou, porem só saberemos quem a pintou se lermos na assinatura. Por tanto assim como no quadro, o universo teve sua origem por alguém ou alguma coisa já que ele não é infinito e eterno. Negar que um quadro foi pitado por alguém não é racional, pois sabemos q existem seres humanos para fazê-lo, mas dizer q esse quadro foi pintado por um fantasma, ai sim me parece irracional. Não saber exatamente a origem do universo não quer dizer que foi deus, na frase é dito que há evidencias, mas não há. E se não é preciso de provas quando o assunto é deus, eu poderia dizer então que uma foi Osíris quem criou tudo.

Existem outros argumentos, mas por hoje lhes deixo esses aqui. Lembrando que esse não é um post sobre como você vai ter um bom debate com criacionistas,mas sim sobre como não perder tempo discutindo com eles. Em breve postarei uma pequena continuação, mas para se livrar de dores de cabeça acho que já está bom.
Abraços até a próxima.




Hipocrisia Off
"Religião não define caráter"
Obrigado pela visita e volte sempre.

4 comentários:

Sobre a numero 5.

"5. Seres humanos não continuam evoluindo."

Isso pode ate ser verdade cara, mas não porque o ser humano seria um apice a ser atingido, e sim porque, com a criação de nossa tecnologia, muitas pessoas que a seleção natural exterminaria, como doentes mentais e diabeticos, agora vivem em nossa sociedade.

Então sim, nosso processo evolutivo esta sendo pesadamente afetado pela nossa tecnologia, mas tambem dizer que paramos totalmente, ja é exagero, pois ainda vemos pessoas com mutações vantajosas, como resistência ao virus da aids.

Se tiver uma proxima parte, seria interessante colocar as falácias mais usadas, como a do espantalho, apelo a autoridade, argumento de ignorância, etc.

Obrigado pelo comentario Mauricio. Você esta certíssmo quanto o cultural agindo como trava na seleção natural. Eu mesmo sou um exemplo disso. Tenho Miopia e com certeza seria descartado pela seleção natural.

Postar um comentário

Leia antes de comentar

Os comentários serão moderados e liberados após a constatação de que estão de acordo com a regras do Blog (vide a aba 'regras' no topo da página).

Um debate racional é sempre bem vindo, por tanto se deseja criticar algo, faça com que sua critica tenha fundamentos, qualquer trollagem detectada não será aceita.

Todas as perguntas ou debates feitos aqui na caixa de comentários serão respondidos por mim, por tanto não deixe de voltar pra conferir a resposta ou réplica de seu comentário. Tento responder todos em no máximo 24hrs.

Para dúvidas, críticas, elogios ou sugestões visite nossa página de contato (última aba no topo do blog) e mande-nos um recado que eu retornarei assim que possível.