Desmascarando seu inconsciente.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

10 Simples razões para não acreditar na bíblia




Ola amigos!

Aqui estamos de volta com uma lista muito hilário do site www.mortesubita.org Particularmente eu o acho muito massa.
Desde o ano passado venho debatendo com alguns internautas em relação a essa lista. Ela pode ser um tanto polemica, mas não deixa der ser realista. E isso causou muitos problemas. Então se você que é adepto a bíblia e lendo a lista e se sentir ofendido, por favor, antes descarregar nos comentários sua raiva, estude a lista com sua bíblia, veja se vale a pena começar uma discussão mesmo vendo que ela não ira trazer progresso algum. Se mesmo assim você ainda estiver com raiva conte até 10 hoho. Mas para aqueles que gostam de um bom dialogo, seus comentários sempre serão bem vindos. Sem mais, Let’s Go!

Quando um fiel é questionado de onde vem a autoridade da Bíblia a primeira reação é citar a própria bíblia em um argumento circular de pouco valor. Mas esse é um questionamento importante, pois se for derrubado todo o castelo de cartas cai por terra. Terá a Bíblia uma origem sobrenatural? Ela é confiável em tudo o que diz? Ela aborda mesmo todos os aspectos da vida humana? E finalmente, deve ser levada em consideração como um guia a ser respeitado mesmo por aqueles que sequer acreditam em sua mitologia?

Bom, aqui as respostas a todas estas perguntas, em ordem: Não. Não. Não. E sob luz das respostas anteriores: Não. Como posso ser tão enfático nestas negativas? Permita-me que eu explique. Estas são as 10 razões porque você não deveria acreditar na Bíblia:

1 - Contradições: Uma contradição é o que acontece quando duas ou mais afirmações são incompatíveis. A Bíblia está repleta de contradições e elas começam logo no primeiro capítulo de Gênese onde encontramos duas histórias sobre a criação que contradizem uma a outra, tanto na ordem dos acontecimentos como na maneira como as coisas são criadas.

2 - Duplicatas: Semelhante a contradição, porém mais sutis. Trata-se da repetição de uma mesma história na qual os personagens ou a ênfase são diferentes. Exemplos de versões conflitantes incluem os dois grupos de mandamentos, os três patriarcas prostituindo suas esposas e o censo dos Israelitas feito por Davi. De fato, é difícil encontrar uma única história da Bíblia que não venha em diferentes versões. Tais narrativas duplicadas e levemente diferentes colocam em dúvida a autenticidade das histórias assim como sua origem.

3 - Exageros: Parece que os autores da Bíblia não se satisfazem em contar uma história. O exagero chega a ser lugar comum e não raro toca o absurdo. Por exemplo, ao descrever uma enchente, é dito que ela foi tão grande que o topo da mais alta montanha ficou submerso. Enquanto uma inundação pode ser geologicamente identificada, não existe qualquer razão para uma pessoa sensata acreditar em algo de tão grande escala.

4 - Ciência: A Bíblia vai na contramão de praticamente todos os ramos da ciência. Ela afirma que os humanos e outros animais foram criados da maneira como são hoje. A Biologia ensina que evoluímos no percorrer de milhões de anos. A Bíblia afirma que a terra tem apenas alguns milhares de anos. A geologia demonstra que temos mais de bilhões de anos nas costas. Arqueologia e Antropologia por fim, riscam e corrigem uma a uma as narrativas bíblicas como a Arca de Noé e o Colapso de Jericó.
A Bíblia descreve a terra em termos da idade do bronze: um circulo chato, coberto por um domo, estacionário, estacionário no centro do universo que se move ao seu redor. Com o perdão do trocadilho ela está redondamente enganada. Qualquer criança bem informada sabe hoje que a terra é ovalada, rotaciona em seu próprio eixo, é orbitada por um satélite natural que chamamos de lua e órbita o sol, que também é rodeado por outros planetas com seus próprios satélites. Nosso sistema solar faz parte da Via Láctea que é apenas uma galáxia entre tantas outras no universo.

5 - História: A Bíblia também não possui qualquer respaldo histórico uma vez que frequentemente, conta histórias sobre as quais não existem quaisquer provas concretas. Talvez a maior delas seja a lenda do êxodo do Egito. Não é uma questão de não ter sido exatamente assim. Simplesmente nunca aconteceu. O mesmo ocorre com a história de Ester. E não apenas isso como muitas vezes conta a história de civilizações vizinhas de modo equivocado, como quando credita a Dario a conquista da Babilônia, quando de fato tratou-se de Ciro, da Pérsia.

6 - Crueldade: A Bíblia não deveria ser lida para crianças. Suas páginas estão repletas de crueldade de todo o tipo. Da execução de vítimas de estupro ao genocídio de etnias inteiras. Do apoio a escravidão ao mal trato de animais. Em muitos casos a violência não apenas não é combatida como é ordenada pelos autores. E de todos os problemas éticos da Bíblia, é o cristianismo que aponta a maior das injustiças ao amaldiçoar toda a humanidade pelos atos de rebeldia de dois indivíduos.
É um princípio básico de justiça que o inocente não será punido pelos erros do culpado. Nenhum ser racional preocupado com a justiça pune um inocente pelos crimes ( reais ou imaginários) de outra pessoa. O deus bíblico continuamente quebra este princípio e vez após vez pune um inocente pelos pecados de outros. De fato isso é tão presente que toda a religião judaico-cristã está baseada na idéia de expiação dos culpados pelo sangue dos inocentes.

7 - Anonimato: Apesar dos nomes legados pela tradição religiosa, ninguém sabe direito quem escreveu a maior parte dos textos bíblicos. Isso se aplica tanto ao antigo como ao novo testamento. também não sabemos nada sobre quando foram escritos e tudo sobre sua origem vem na verdade dos melhores "palpites" dos acadêmicos e historiadores. Se tivéssemos cinco estudiosos da bíblia em uma sala, teríamos sete opiniões diferentes sobre a autoria de cada livro. Para cada "Moisés jamais escreveu isso" existe um "Claro que não, foi Araão que escreveu" e um "Ambos estão errados foi Jacó que escreveu e mais um "Que absurdo foi Moisés que escreveu sim senhor." As apostas continuam e ninguém obviamente apresente qualquer prova.

8 - Absurdos: A bíblia promove uma visão completamente estranha de como entender o universo e as coisas que existem nele. Este mundo mágico inclue cobras falantes, mulas falantes, uma fruta que faz você ficar esperto, dedos flutuantes escrevendo em muros, uma árvore que deixa você imortal, comida caindo do céu, cajados virando serpentes, água virando sangue, pessoas voltando dos mortos, o sol parando por horas, bruxas lendo o futuro, anjos dormindo com humanas, pessoas que passam dias no estomago de uma baleia, virgens dando a luz e incontáveis aparições de anjos e demônios. Fascinante, sem dúvida uma literatura fantástica. Mas obviamente uma ficção.

9 - Concorrência: A Bíblia não é o único livro que reivindica ser a palavra de um deus, e é na verdade apenas uma entre muitos outras obras, como por exemplo o Alcorão, o Livro Egípcio dos Mortos, O Vedas, O Bhagavtah Guita, o Adi Granth, o Purvas, o Livro de Mórmon entre outros. Sem exceção todos os argumentos utilizados pelos defensores da bíblia pode também ser usado por estes outros livros e muitas vezes com ainda mais autoridade. Acreditar em todos seria um contra-senso. Acreditar em um uma ingenuidade.

10 - Versões: A Bíblia que conhecemos pode ainda ser encontrada em tanta versões que um buscador sincero inevitavelmente acabará sinceramente perdido. Existem várias versões, os Judeus tem suas versões do Antigo testamento, Católicos tem sua Bíblia, Protestantes tem a sua. Os Testemunhas de Jeová também tem a sua própria e todos clamam que estão com a única edição confiável. E mesmo destas versões existem incontáveis traduções, cada uma com a ênfase desejada pelo grupo que a promove.

Conclusão
Existe ainda muitas outras razões para não usarmos a Bíblia como base de nada, e talvez uma que deva ser mencionada é o comportamento alienante, perigoso, violento e intolerante daqueles que acreditam nesse livro cegamente. Se pelos frutos conhecemos a árvore, as pessoas que se alimentaram aqui estão passando mal. Os versículos da Bíblia têm sido usados para justificar mutilação física, xenofobia, homofobia, machismo, racismo, guerra e perseguição política e religiosa. Não apenas isso como é usada para justificar a restrição a muitas coisas, desde pequenos prazeres inofensivos até cuidados médicos a crianças que sofrem com a religião dos pais.

Concluindo, a Bíblia teve um papel importante na história. Talvez tão importante quanto a Tráfico de Escravos e o Holocausto Nazista. Assim como estes ela é cheia de erros, contradições e absurdos. Se a inquisição, as cruzadas e a noite de São Bartolomeu não ensinaram nada, duvido que estas razões acima adiantem alguma coisa. Mas vale a tentativa. Sem medo posso dizer que muitos dos problemas de hoje existem não apesar da Bíblia, como crêem multidões, mas justamente graças a ela.
E antes que alguém diga que estamos criticando somente a bíblia, relaxe...
Nos vamos abordar outros livros tambem. Mas lembrem-se que o Torá, Corão e Bíblia são todos de mesmo monte chamado cristianismo.

ATUALIZAÇÃO:
Peço desculpas pelo erro gravissimo de escrever "Mas lembrem-se que o Torá, Corão e Bíblia são todos de mesmo monte chamado cristianismo." O correto é "monte chamado religiões Abraâmicas". Vou prestar mais atenção e ter menos pressa na proxima vez. o/
E ja vou avisar antes que alguem critique de forma generalizada o blog e nós que postamos: Não foi um erro de conhecimento. Qualquer um sabe que Judeus detestam Jesus. A questão do erro foi minha falta de atenção no que estava escrevendo.


Por: Macgyver Lima
Hipocrisia Off
"Religião não define caráter"
Obrigado pela visita e volte sempre.

12 comentários:

Boa Tarde,
É... realmente tem muitas contradições.
Vou pra igreja por que vejo que algo acontece,
mais é incrivel! NÃO ACONTECE CMG, !
to mais pra acreditar que a previsão dos maias está correta, do que acreditar em um livro confuso, e cheio de contradições.
como eu e o macgyver concordamos esses dias '' mais facil acreditar em extra-terrestre ! pelo menos eles aparecem '' .
adorei o post, bjo

"...Nos vamos abordar outros livros tambem. Mas lembrem-se que o Torá, Corão e Bíblia são todos de mesmo monte chamado cristianismo. "

Como assim de mesmo monte chamado Cristianismo!?
Que eu saiba, são do mesmo monte das religiões abraâmicas...
O Torá vem do Judaísmo e o Corão vem do Islamismo. Nenhum desses vem do Cristianismo, até porque o Islamismo e o Judaísmo não aceitam Jesus como Salvador. E o Cristianismo se baseia totalmente
em Jesus Cristo, ultilizando o Novo Testamento. O velho testamento só serve de história e conhecimento para essa religião.

Anônimo você tem toda a razão. Eu realmente errei. O certo era pra ser "monte Abraâmico". Errei na preça em atualizar o blog. Eu só não reeditei o post pq isso seria errado. Por isso eu só atualizei. Valeu observar o erro

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

Essa foi boa... com certeza a vida de vcs tem muito sentido... rsrsrsrs

Se pegar cada um de vcs e colocar em um avião a trinta mil pés de altura e desligar os motores vai cair explodir e matar a todos e quando pegarem a caixa preta e ouvirem o que foi gravado vai soar assim! >> "AI ME DEUS" "SANTO DEUS" "DEUS TENHA MISERICÓRDIA" "ME PERDOE SENHOR"... rsrs ... quer pagar pra ver ... cuidado que Deus da um puxão de orelha ... e o que não vem pelo amor, vem pela dor... O pior é não acreditar em nada e quando não se tem saídas a pessoa se joga da ponte... Em nome de Jesus, que Deus tenha piedade de vocês...

Todo Ateu e burro e hipocrita quer a prova de tudo a mente de voces não chega perto de nem 5¢ da de Deus e obvio que para nos sejamos loucura as coisas de Deus unica coisa que eu relato que a biblia nun e um livro qualquer para se abrir e ler de qualquer maneira tem que ta na presença do espirito santo e se voces quiserem realmente saber quem e Deus busquem ele de verdade e peça a eles que provem para voces de coração puro e não de falsidades com Deus.

Todo Ateu e burro e hipocrita quer a prova de tudo a mente de voces não chega perto de nem 5¢ da de Deus e obvio que para nos sejamos loucura as coisas de Deus unica coisa que eu relato que a biblia nun e um livro qualquer para se abrir e ler de qualquer maneira tem que ta na presença do espirito santo e se voces quiserem realmente saber quem e Deus busquem ele de verdade e peça a eles que provem para voces de coração puro e não de falsidades com Deus.

Eu realmente sou ateu desde os 15 anos, bem, minha conclusão foi que eu só seria religioso si só existisse uma só religião, porque não faz sentido eu ser hindú ou islâmico, só muda as tradições.
Muito bom o post...

nao e preciso vce acreditar em tudo que a bilbia diz e sim vce acreditar que JESUS um dia pagou o preço pelo seu regate devido vce ser um pecador JESUS atraves de sua entrega justificou vce perante o seu criador seu pai nisto sim vce pode acreditar,acreditar em tudo oque a biblia diz e opçao de todos valeu!!

Eu não sei o que é mais hilário: a pobre e palpérrima ironia que você faz dos cristãos ou a inacreditável tentativa de desacreditar a bíblia!? Eu também tenho muitas razões para não acreditar no que você vomita através dessas palavras cheias de erros ortográficos. Primeiro porque você nem é um estudioso da língua portuguesa; não sabe nem como se escreve o Gênesis. Escreveu geneses!!!? Contradição é o que você faz em querer ensinar algo por meio desse blog se, nem ao menos, sabe escrever corretamente. Seus comentários são cheios de erros ortográficos. Você até usa palavrões. Não se preocupe com a PRESSA(é assim que se escreve) e procure respeitar mais os seus leitores. Não subestime a inteligência dos seus semelhantes. Isso sim é uma contradição. Afinal de contas a finalidade do seu site é chamar a atenção de pessoas. Se você só consegue fazer isso dizendo palavrões e sendo irônico então estude mais o nosso idioma. Escrevendo dessa forma o seu argumento é circular, de pouco valor. Você não será um guia respeitado. Você poderá até me perguntar: por que eu estou tentando lhe desacreditar, lhe descredenciar como crítico da bíblia?! Eu lhe pergunto: você é confiável? De onde vem sua autoridade? Conhecimento mais inteligência é igual a poder. Você pode até ter inteligência mas não tem conhecimento do primordial pra sua apresentação. Como você diz nas suas orientações: Leia antes de comentar. Então leia a bíblia antes de comentar. Não faça desse site meras repetições do que você lê em livros de autores ateus. Não se utilize de vãs repetições. Seja autêntico. Não copie. Suas idéias não são suas e, nem tão pouco, novas. Ser sincero não quer dizer que você precise ser grosseiro com as pessoas. Se você reevindica respeito nas suas afirmações então respeite com cordialidade as opiniões e fé daqueles que abraçam a bíblia, a Cristo, ou qualquer credo existente. Ferir, diminuir, menosprezar, machucar as pessoas que pensam diferente de você, isso sim, é uma contradição de tudo que você pensa e afirma. Bom, se há alguma boa intenção em você, espero ter sido útil e desejo que assimiles a minha crítica, ela tem fundamento.

Jesus é a Salvação! E Ele está VOLTANDO!!!!!!

Me digam... Se a Bíblia esta errada, porque tentar tanto provar que é uma mentira? Já que é uma mentira deixem de lado.

Postar um comentário

Leia antes de comentar

Os comentários serão moderados e liberados após a constatação de que estão de acordo com a regras do Blog (vide a aba 'regras' no topo da página).

Um debate racional é sempre bem vindo, por tanto se deseja criticar algo, faça com que sua critica tenha fundamentos, qualquer trollagem detectada não será aceita.

Todas as perguntas ou debates feitos aqui na caixa de comentários serão respondidos por mim, por tanto não deixe de voltar pra conferir a resposta ou réplica de seu comentário. Tento responder todos em no máximo 24hrs.

Para dúvidas, críticas, elogios ou sugestões visite nossa página de contato (última aba no topo do blog) e mande-nos um recado que eu retornarei assim que possível.